Doggerland era uma massa de terra que ligava a Grã-Bretanha à Europa continental que desapareceu sob o Mar do Norte após a última era glacial. Os humanos viviam nessas terras férteis onde vários recursos e animais foram encontrados.
Em Doggerland, você incorpora um clã por volta de 15.000 aC, e seu objetivo é expandir seu clã para deixar um rastro de sua existência nos próximos séculos.
Os jogadores precisam aumentar sua população, fazer artesanato, pintar murais em cavernas, erguer megálitos para os deuses e (acima de tudo) sobreviver aos rigores das estações. Para tal, têm de explorar o território envolvente e adaptar-se aos recursos de que dispõem.
Este território difere em cada jogo graças às peças modulares. A cada rodada, os jogadores devem programar suas ações e depois executá-las. As ações variam de acordo com os recursos disponíveis, sua abundância ou escassez em torno de sua aldeia e também com base nas ações e reações que os outros jogadores escolheram. Com o passar do tempo, os recursos vão se esgotando e os clãs devem migrar para encontrar o que precisam para seu desenvolvimento e sobrevivência.
Em cada clã, os jogadores têm um líder que traz vários bônus e um xamã que permite ações poderosas e únicas graças ao seu conhecimento e magia.